Sobre pressão ou sob pressão

O correto é sob pressão. Sob pressão é usado para indicar que algo ocorre em condições de pressão, constrangimento.

A forma correta de escrever é sob pressão. A forma sobre pressão pode ser utilizada, mas não com o mesmo sentido.

Sob pressão

A expressão sob pressão é formada pela preposição sob e o substantivo pressão. A preposição sob é usada para indicar que algo está ou ocorre numa posição inferior, em relação a outrem, ou que se submete a outrem. A preposição sobre, pelo contrário, indica que algo se encontra numa posição superior ou que submete, subjuga outrem.

Desse modo, quando queremos expressar que algo se dá num estado de pressão, constrangimento, ou seja, que se submete, simbolicamente, a tais circunstâncias, usamos a expressão sob pressão.

Exemplos com sob pressão

  • Eu costumo ser mais produtivo sob pressão.
  • Ele não pode ser responsabilizado, pois agiu sob pressão.
  • Ela precisa de ajuda, pois está sob pressão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quem tem esquizofrenia fala sozinha?

Um dos sintomas que mais simboliza a esquizofrenia é o fato de a pessoa falar sozinha e responder a vozes que ela acredita serem reais. Esse transtorno psicótico apresenta outros sintomas: Pensamento desorganizado. Apatia emocional.

Quanto custa um ponto de táxi?

No passado, um alvará em um bom ponto chegava a custar R$ 150 mil. Em sites de classificados, havia, nesta quinta-feira, ofertas por até R$ 25 mil.

Pode fazer Psicopedagogia direto?

Agora há curso de graduação em psicopedagogia, quer dizer, se até há pouco era necessário fazer uma graduação anterior, em psicologia ou pedagogia, e somente depois se especializar, atualmente é possível já ir direto para a psicopedagogia.

Quais tipos de zoonoses existem?

1.1 Zoonoses em geral
As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de chikungunya e febre do Nilo Ocidental.