Tio ou tiu

O correto é tio. Tio é o irmão da mãe ou do pai, ou o esposo de uma tia.

A forma correta de escrever é tio. A forma tiu não existe e não deve ser usada.

Tio

Tio é um substantivo derivado do latim thius. Apesar de o seu étimo ser escrito com a vogal u, tio é escrito com a vogal o. É uma palavra paroxítona de duas sílabas: ti-o.

Tio designa o irmão do pai ou da mãe, ou, ainda, o esposo de uma tia, sendo, nesse caso, também chamado de tio por afinidade. Tio também é comumente usado para se referir, de modo informal, a alguém maduro ou de idade avançada.

Exemplos com tio

  • Meu tio já morou na França.
  • Meu tio não conversa mais com o meu pai.
  • Com a separação, ele deixou de ser meu tio.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Qual é a origem da pamonha?

Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização é a pamonha, que foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso em qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Qual é o nome indígena do Brasil?

Assim os índios chamavam essas terras quando Cabral chegou. Segundo Theodoro Sampaio, o termo da língua tupi pode ser traduzido como o país das palmeiras. A denominação continuou sendo usada pelos nativos, por muito tempo.

O que hidrata o fígado?

O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia. Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Quais são os principais problemas da cidade?

Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.