Português,
Tratando-se de um romance tipicamente naturalista, O cortiço, de Aluísio Azevedo, apresenta suas personagens de modo que o comportamento delas: a) surja determinado pelo lirismo da natureza bucólica em que cada uma viva o seu próprio destino.
b) revele a rebeldia dos nossos colonos em relação ao autoritarismo dos portugueses.
c) revele a complexidade do universo psicológico dos artistas pobres, desprestigiados em virtude de sua condição econômica.
d) surja determinado tanto pelos instintos biológicos como pelas características do meio em que vivem.
e) demonstre a tese da superioridade da classe operária, mais virtuosa e mais consciente do que a elite brasileira.

2 Respostas

Resposta de: ,
A) porque passa mal quando bebe licor
Resposta de: ,

      érico veríssimo (1905-1975) foi um escritor brasileiro da segunda fase modernista, chamada de fase de consolidação.

    érico lopes veríssimo nasceu no interior do rio grande do sul, no município de cruz alta, no dia 17 de dezembro de 1905.  

    seus pais, sebastião veríssimo da fonseca e abegahy lopes, provinham de família abastada e tradicional. contudo, perderam grande parte dos bens, motivo pelo qual érico começou a trabalhar na juventude para ajudar sua família.

    desde cedo já era claro seu interesse pela literatura. chegou a ler diversos clássicos brasileiros como: aluísio de azevedo, joaquim manoel de macedo, euclides da cunha, monteiro lobato, coelho neto, oswald de andrade e mario de andrade.

  foi leitor também de escritores estrangeiros como leon tolstoi, balzac, proust, émile , dostoievski, oscar wilde, friedrich nietzsche, aldous huxley e eça de queirós.

    de volta à sua cidade natal, torna-se sócio junto a um amigo da família, da pharmacia central, em 1926. entretanto, o negócio local chega a falir em 1930, momento crucial para alavancar sua carreira literária. isso porque ele decide voltar à porto alegre e viver de seus escritos.

nessa época, chegou a se envolver com escritores renomados, sendo contratado para ocupar o cargo de secretário de redação da “revista do globo”.

mais tarde, foi promovido diretor da revista e indicado para gerente do departamento editorial da “livraria do globo”.

além disso, nos jornais “diário de notícias”, “correio do povo” e foi eleito presidente da associação rio-grandense de imprensa.

em 1931 casou-se com mafalda halfen volpe com quem teve dois filhos: clarissa e luís fernando.

diante da censura imposta pelo estado novo, no início da década de 40, muda-se para os estado unidos. ali, começa a lecionar literatura e história do brasil (1943-1945), no mills college, em oakland, califórnia.

dessa instituição, recebeu o título doutor honoris causa, em 1944. em 1953, ocupou o cargo de diretor do departamento de assuntos culturais da união pan-americana em washington, onde permanece até 1956.

érico falece dia 29 de novembro de 1975, com 69 anos, em porto alegre, vítima de infarto

Resposta de: ,

ser humano se acomoda em viver conforme o já estabelecido.

Resposta de: ,

sem sombra de dúvidas, isto já foi comprovado por diversos estudiosos.