A avaliação neuropsicológica é definida por Maslloy-Diniz et al. (2010, p. 17) “como uma disciplina científica que estuda as relações entre o cérebro, o comportamento e os processos mentais”. Considerando a avaliação neuropsicológica como uma das principais atividades exercida por profissionais da área de neuropsicologia, analise as sentenças a seguir.FONTE: MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

I- A avaliação neuropsicológica pode ser considerada um método para investigar as funções cognitivas e o comportamento.

II- O processo de avaliação neuropsicológica não exige que você se atente a demanda procedente do encaminhamento.

III- É um processo que envolve a aplicação de técnicas, tais como: entrevista, testes quantitativos e qualitativos das funções que constituem a cognição humana abrangendo os processos de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio.

IV- Avaliação neuropsicológica tem como objetivos: auxiliar diagnóstico, prognóstico, orientação para o tratamento, auxílio para o planejamento da reabilitação, perícia.

V- O neuropsicólogo trabalha com enfoque diagnóstico, seja para a descrição das alterações cognitivas em determinada doença, seja para o diagnóstico diferencial.