Menu

A disciplina de Filosofia foi construída através do tempo desde a antiguidade até os dias atuais,

A disciplina de Filosofia foi construída através do tempo desde a antiguidade até os dias atuais, perpassando por muitos autores e autoras, cada qual formulando teorias que respondia a desafios do seu tempo.Se toda teoria busca trazer reflexões sobre as grandes questões propostas na sociedade em que viviam, analise as asserções abaixo e marque a resposta correta:

I. O iluminismo francês pode ser identificado como formulador de dois cânones da filosofia moderna: a razão é atributo inerente ao ser humano e que o progresso decorre do impulsionamento feito pela razão no processo histórico.

No entanto,

II. O idealismo alemão, inspirando no ceticismo de Hume, se opõe a visão iluminista, desconfiando da divisão entre o espírito/inteligência e o objeto/natureza, já que natureza/objeto também seria capaz de condicionar o conhecimento produzido sobre ela mesma.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, existindo entre elas uma ideia de oposição.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, existindo entre elas uma ideia de causa e consequência

1 Resposta
0

Kant explicou que o empirismo está envolvido em crenças enquanto o racionalismo partia de um pressuposto equivalente, onde o indivíduo deve alcançar sem precisar de uma análise complexa do assunto, explicando também como a ética funciona. A partir dessa base, a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.

Já Hegel observava as forças produtivas como fio condutor de toda a realidade e história humana, sendo o dado primeiro o mundo material, que se dão através dos meios de produção respectivos ao momento histórico que vêm a condicionar o homem.