Geralmente as mães que costumam surrar os filhos com mais facilidade, são as mães com a idade mais próxima do filho? ou com a idade mais distante do filho dela?

2 Respostas

Resposta de: ,

os estudos sobre os efeitos psicológicos do aborto indicam que uma minoria significativa de doentes sofrem de complicações psicológicas consequentes à intervenção (10-20% sofrem de depressões graves) (zolese e blacker, 1992).

como fatores de risco para o aparecimento de complicações psicológicas têm o aborto coercivo, aborto associado a ambivalências, aborto eugênico (iles e gath, 1993) ou abortos tardios, juventude, problemas emocionais, baixa auto-estima, má relação familiar ou com o parceiro e motivos culturais e religiosos.

a resposta ao aborto pode dividir-se em quatro fases:

1. alívio de que a gravidez tenha sido ultrapassada e que a vida possa continuar como antes. é uma fase de curta duração onde muito frequentemente (80%) aparece sentimentos de angústia;

2. é  uma fase que dura semanas ou mesmo meses mas sem qualquer tipo de intervenção. as mulheres que fizeram o aborto por motivos eugênicos apresentam sentimentos de angústia muito mais duradouros. é também aqui que podem surgir os sentimentos de culpa

3. corresponde à fase da doença, ou seja, a angústia transforma-se em doença. clinicamente é classificada como doença depressiva embora alguns autores se refiram a síndrome pós-abortivo, uma vez que o fator precipitante é o aborto;

4. aparece algum tempo depois do aborto e é descrita como um luto reativado. no que respeita ao tratamento, este depende da fase em que se encontra a doente e nos tratamentos anteriormente ministrados. parece-nos sensato inferir que o apoio e aconselhamento estão indicados para a angústia, mas quando surge a doença depressiva, é necessário fazer um tratamento farmacológico. o aconselhamento deve centrar-se, sobretudo no trauma e permitir à doente que reconheça a morte do seu filho. sabe-se, porém que a escassez de evidência sobre a eficácia duma série de tratamentos assim como dos prognósticos, tanto a curto como a longo prazo, exige mais investigações. é fundamental dar informação clara, providenciar conhecimentos e confiança às doentes.
Resposta de: ,
Resposta por ser embasada numa visão de homem como construtor da história e participativo na sociedade.
Resposta de: ,

1-d; 2-c; 3-b; 4-a

correta corrigida pelo ava

Resposta de: ,
Oque quer fazer é criar uma espécie de gatilho, como se fosse uma programação e toda vez que você acionar ( falando algo ou tomando certa atitude) faria com que seu pai quisesse ir ao shopping. bom, isso é muito subjetivo, pois, tem que levar em consideração das vezes que ele quis ir qual foi a circunstância e a motivação.