Menu
URGENTE!!, No rótulo de um solvente comercial há indicação de que contém apenas hidrocarbonetos alifáticos. A partir dessa informação conclui-se que esse solvente não deverá conter, como um de seus componentes principais, o: *

10 pontos

a) tolueno.

b) n-hexano.

c) heptano.

d) ciclohexano.

e) pentano.​

1 Resposta

Resposta
1
  • Ambicioso

1-  O hidrocarboneto que apresenta baixa estabilidade termodinâmica e libera muito calor ao ser oxidado é o "etino" (alternativa e). Por esta razão, o etino (também chamado de acetileno) é utilizado como gás de maçarico e utilizado para soldas, devido à alta temperatura de sua chama.

2- Os seis primeiros compostos citados no texto, por ordem em que apareceram, são: etano, propano, isobutano, butano, pentano e isopentano. O número de carbonos destes compostos está indicado, respectivamente, na alternativa c: 2, 3, 4, 4, 5, 5.

3- As alternativas "a" e "d" estão erradas pois "minerais em geral" não são uma fonte principal de alcanos. A alternativa "b" está errada pois "águas amoniacais" não é uma fonte principal de alcanos. A alternativa "c" está errada pois "carvão coque" não é uma fonte principal de alcanos.  Portanto, está correta a alternativa e: "gás natural, xisto betuminoso e cera mineral" são as principais fontes de alcanos.

4- Como a parafina é sólida, o número estimado de carbonos que formam os alcanos que a constituem é de "acima de dezoito carbonos", conforme a alternativa b.

5- GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou gás de cozinha é composto pelos gases propano, butano, e pequenas quantidades de propeno e buteno, todos hidrocarbonetos. A afirmação correta quanto ao tipo de ligação entre carbonos está na alternativa a: "os compostos insaturados são propeno e buteno".

6- A alternativa d apresenta a classificação dos alcanos, quanto à cadeia carbônica: "cadeia carbônica aberta, saturada e homogênea". Se fosse fechada seria um cicloalcano, se fosse insaturada seria alceno ou alcino e se fosse heterogênea seria éter, éster, amina ou amida.

7- Pentanos e hexanos pertencem à classe dos "alcanos" (alternativa e), ou seja, apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono e estão presentes na molécula apenas átomos de carbono e hidrogênio.

8- Os hidrocarbonetos são classificados em aromáticos (contém anel de benzeno) ou alifáticos (não contém anel de benzeno). Dentre as alternativas, a única molécula que contém benzeno é a alternativa c, o "tolueno", portanto, o tolueno é o único componente que não poderá estar presente em um solvente alifático.

9- Quanto ao acetileno, de acordo com a sua chama de elevada temperatura, podemos concluir que ele pertence à classe dos "alcinos" (alternativa b). De fato, a nomenclatura IUPAC para o acetileno é etino.

10- Dentre as opções do enunciado, a que fornece a classificação dos alcinos, quanto à cadeia carbônica, é a alternativa d: "cadeia carbônica aberta, insaturada e homogênea, contendo uma ligação tripla".

Espero ter ajudado!

­