Saúde,
Muitas helmintíases são problemas de saúde pública e diretamente relacionadas à falta de saneamento básico e educação sanitária. Os platelmintos são responsáveis pela etiologia de algumas verminoses que afetam à saúde humana e causam prejuízos econômicos na atividade agropecuária, entre eles várias espécies de tênias. Na família Taeniidae, dois cestodeos importantes que têm o homem como hospedeiro definitivo e obrigatório são: Taenia saginata e Taenia solium, conhecidas popularmente como "solitárias", cujos hospedeiros intermediários são, respectivamente, o boi e o porco. Estes cestodas podem causar doenças como teníase e cisticercose. A teníase é uma alteração provocada pela presença do verme adulto, tanto a Taenia saginata quanto a Taenia solium, no intestino delgado humano. Já a cisticercose é uma alteração provocada pela presença da larva da T. solium em hospedeiros intermediários anômalos como homem e cão. Sobre estas doenças, assinale a alternativa CORRETA. (Ref.: 202014407839) O homem adquire a cisticercose ingerindo larvas de Taenia solium ("canjiquinhas") presentes em carnes mal passadas ou mal cozidas de origem suína. A profilaxia neste caso é ingerir somente carnes bem passadas. A cisticercose é adquirida por humanos através da ingestão acidental de ovos viáveis de Taenia solium, autoinfecção externa, autoinfecção interna e heteroinfecção. O homem adquire a teníase ingerindo ovos de Taenia solium ou de Taenia saginata presentes em carnes mal passadas ou mal cozidas de origem suína ou bovina, respectivamente. A profilaxia neste caso é ingerir somente carnes bem passadas. A teníase é adquirida por humanos através da ingestão acidental de ovos viáveis de Taenia solium ou Taenia saginata através da coprofagia (crianças) e da ingestão de Cysticercus cellulosae nos alimentos em geral (adultos e crianças). A teníase e a cisticercose apresentam as mesmas vias de transmissão, ou seja, através da ingestão de larvas e ovos de T. solium ou de T. saginata presentes nos alimentos em geral.

2 Respostas

Resposta de: ,

procedimento da cloração

Resposta de: ,

1. Diarreia por Escherichia coli

Essa bactéria, normalmente encontrada em nossos intestinos, é eliminada naturalmente nas fezes. Algumas linhagens, no entanto, são capazes de causar diarreia, sobretudo em crianças e bebês. A contaminação se dá a partir da ingestão de alimentos ou água contendo as bactérias (transmissão fecal-oral), podendo ser evitada pela:

higienização ou cozimento de frutas, verduras, legumes e carnes;

fervura da água;

adoção de bons hábitos de higiene.

2. Disenteria bacteriana

Causada pela bactéria Shigella, essa doença tem a diarreia como principal sintoma. Os casos mais leves regridem espontaneamente, mas é preciso estar atento à desidratação. Medidas de higiene na cozinha e ao usar o banheiro são fundamentais para prevenir a disenteria. Evitar o contato com águas não tratadas é essencial.

3. Febre Tifóide

Essa doença é causada pelo consumo de água ou alimentos contaminados com a bactéria Salmonella enterica sorotipo Typhi. Seus sintomas mais comuns são mal-estar, dor de cabeça, dores abdominais, vômitos e diarreia com sangue. Em casos extremos, pode ocorrer a perfuração do intestino, levando a óbito. Muitos pacientes se tornam portadores crônicos da bactéria, eliminando microrganismos nas fezes e na urina sem apresentar sintomas, o que contribui para a disseminação da doença.

4. Cólera

Causada pela bactéria Vibrio cholerae, a Cólera é caracterizada por uma intensa diarreia na forma de água de arroz. Se não controlada, a intensa desidratação pode levar à morte. A contaminação se dá pelo consumo de água ou alimentos contaminados com o microrganismo.

5. Leptospirose

Causada pela bactéria Leptospira, essa doença infecciosa é transmitida ao homem pela urina de roedores. Sua propagação normalmente ocorre em enchentes, quando a urina dos animais presente nos esgotos se mistura com a enxurrada. O contágio se dá pelo contato da água contaminada com a pele, causando sintomas como febre, dores no corpo, vômitos, diarreia, icterícia e alterações urinárias.

6. Hepatite A

A Hepatite A é uma doença viral transmitida pela via fecal-oral. Em alguns casos, a infecção sequer produz sintomas. Outras vezes, os sinais são tão leves que a doença nem é diagnosticada. Os quadros mais comuns incluem fadiga, náuseas e vômitos, dor abdominal, febre e icterícia. Por mais que a cura seja espontânea na maioria das vezes, sua forma fulminante pode levar rapidamente à morte.

7. Verminoses

A infecção por vermes normalmente se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados, mas pode ocorrer também penetração do parasita por ferimentos na pele. Os sintomas mais associados à presença de vermes no intestino são dores abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarreia e vômitos.

8. Arboviroses

As doenças transmitidas por insetos vetores, tais como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, são favorecidas pela presença de locais adequados para a procriação dos mosquitos. A melhora da drenagem das águas pluviais, um dos pontos mais importantes da nossa Política Nacional de Saneamento Básico, exerce, portanto, papel fundamental na prevenção dessas enfermidades.

SE PUDER MARCAR COMO A MELHOR E MARCAR OBRIGADO ME AJUDA MUITO BJS

Resposta de: ,

A falta de saneamento básico pode levar ao trabalhador a se encontrar em maior vulnerabilidade para doenças que são transmitidas pela água contaminada, como é caso de muitas verminoses.

Por conta disso, os trabalhadores tornam-se mais susceptíveis a estas condições, e muitas se tornam impossibilitados de continuar o trabalho, por se tornarem acometidos com doenças decorrentes da falta de tratamento de água e esgoto.

Resposta de: ,

Bom, essa falta de saneamento básico pode facilitar na proliferação de doenças que pode acabar contaminado algum morador dessa determinada região falando assim problemas de saúde.

Resposta de: ,

D

Explicação:

As doenças acabam sendo transmitida pelo esgoto a céu aberto

Resposta de: ,

letra d

Explicação:

A transmissão de doenças causada pelo não tratamento

Resposta de: ,

não sei Sorry me desculpa

Resposta de: ,

sim.

Explicação:

Pois todos nós devemos ter saneamento básico,pois é algo necessário, porque, pode trazer doenças como : leptospirose, disenteria bacteriana, febre tifóide e etc...

A falta de tratamento de lixo e de esgoto sanitário pode também agravar surtos de epidemias como dengue, Chikungunya e Zika.

Olha essa é uma questão bem simples, então eu te recomendo a estudar mais:///

Resposta de: ,
A cloração é o método mais econômico e usual para essa desinfectação de água.
Resposta de: ,
Eosinó
Resposta de: ,
Resposta correta :   i, iii e iv.
Resposta de: ,
Diferente quantidade de aminoácidos, ou até combinações diferentes entre eles, são capazes de produzir proteínas totalmente diferentes.

: d