Menu

Em relação à constituição da sociedade moderna, é correto afirmar: i. o ser humano não vive mais num

Em relação à constituição da sociedade moderna, é correto afirmar: i. o ser humano não vive mais num meio natural e sim num meio técnico, que interpõe entre o homem e a natureza uma rede de máquinas e técnicas apuradas. ii. o homem explora a natureza, domina-a e utiliza-a para seus fins. em decorrência da expansão dos recursos técnicos, a estrutura da sociedade tecnológica resulta muito mais simples e estanque do que a da sociedade tradicional. iii. quatro fatores contribuíram para essa mudança social tão profunda: a tecnologia, um avançado sistema monetário e creditício, a crescente divisão do trabalho e a migração em massa da mão-de-obra do setor primário de produção (agricultura, caça, pesca e mineração) para os setores secundário (indústria) e terciário (comércio, transportes, profissões liberais etc). iv. em consequência da ruptura entre as funções de produtor e consumidor, desempenhadas no passado pelos mesmos indivíduos, e da multiplicação artificial das necessidades de consumo (e por isso esse tipo de sociedade também é denominado "sociedade de consumo"), a organização social desdobrou os papéis sociais atribuídos a uma mesma pessoa. um indivíduo é ao mesmo tempo pai de família, empregado de uma fábrica e membro de um clube, de um partido político, de um sindicato, de uma igreja etc. por conseguinte, os riscos de conflito entre os papéis são muito maiores do que na sociedade tradicional. v. trata-se de uma sociedade basicamente urbana, na qual a concentração demográfica, a diversidade das profissões e as desigualdades na distribuição de renda promovem uma profunda divisão de classes com interesses conflitantes. estão corretas:

1 Resposta
0

Olá!

I. Incorreto.

Apesar da evolução da sociedade, ainda vivemos em um meio natural e comum a todos, regido por leis, normas e regras básicas para o convívio social.

II. Correto.

III. Correto.

IV. Correto.

V. Correto.

A divisão social possui diversas camadas, e, entre elas a desigualdade se encontra como um forte elemento negativo da globalização por exemplo, o que gera uma série de conflitos e a necessidade da intervenção de órgãos responsáveis pela manutenção do setor.


Até mais!