Rodrigo Vieira Assis, no artigo “Para uma sociologia das visões de mundo: uma teoria praxiológica da cultura a partir de Karl Mannheim e Pierre Bourdieu”, promove uma profunda discussão sobre o conceito de visão de mundo. Assis, em seu estudo, retoma brevemente um pensamento de Michael Löwy ao pontuar que as visões de mundo podem ser compreendidas como “um conjunto orgânico, articulado e estruturado de valores, representações, ideias e orientações cognitivas, inteiramente unificado por uma perspectiva determinada, por um certo ponto de vista socialmente condicionado.” Esta frase de Löwy auxilia na compreensão das reflexões de Mannheim e Bourdieu sobre a temática abordada. Agora, assinale a alternativa falsa sobre o estudo das visões de mundo: a.

As visões de mundo estão socialmente situadas na dinâmica das relações entre cultura, posição social, pensamento e ação.
b.

Compreende-se a visão de mundo, portanto, apropriando-se da visão do indivíduo na totalidade do seu ser-no-mundo (considerando associação, conflito, sistemas de dominação, habitus etc).
c.

A cultura é o espaço em que se constituem e se produzem os significados que determinam as possibilidades e os limites da percepção da realidade social, as visões de mundo, por indicarem a “estrutura total” do pensamento de grupos historicamente estabelecidos.
d.

Partimos da compreensão que a ideologia tem como objetivo justificar e conservar estruturas existentes e a utopia almeja mudar realidades por meio de ações transformativas e críticas. Sendo assim, visões de mundo podem carregar propriedades da ideologia e utopia.
e.

A visão de mundo de um ator social é a expressão máxima de sua singularidade e da sua autonomia total em relação grupo social ao qual está integrado e à situação sociopolítica e cultural que o circunda.

2 Respostas

Resposta de: ,
Resposta: verdadeiro
Resposta de: ,

resposta:

que a desigualdade existente em diversas partes do mundo.

explicando: onde não há um equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes, seja na economia, escolar, profissional, de gênero, e outros.

Resposta de: ,
Com o advento das máquinas de produção em série e dos novos meios de transporte, como o trem a vapor, por exemplo, houve uma vertiginosa mudança na vida das pessoas, pois passou-se a ter uma supervalorização pelo tempo. também trouxe a revolução industrial a redução do tempo para produzir produtos e consequente preço mais baixo de venda (prejudicou o artesão) e padronizou o modo de vida das pessoas   
Resposta de: ,

..

universo é tudo que existe fisicamente a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria como planetas estrelas galáxias e o componentes do espaço intergaláctico o termo universo pode ser usado em sentido com textuais ligeiramente diferença de notável conceitos concurso o mundo a natureza universo observável tem o raio de cerca de 46 bilhões de anos-luz a observação científica do universo levou a diferença de suas fases anteriores

bom o universo é espaço e o tempo em que todos os astros estão inseridos incluindo a terra o sol e os demais planetas estrelas e etc o conceito de universo no entanto é difícil de explicar ou medir o que dificulta a sua total compreensão

a chamada teoria do big bang é considerada a explicação mais aceitável de como universo teria se originado os astrônomos acreditam que tudo começou a partir de uma minúscula bola de fogo que expandiu para formar o universo

espero em ter ajudado bom estudos tchau ; 3