Tanto o tema das classes sociais quanto o da estratificação social são muito discutidos na literatura sociológica, por comportarem diferentes concepções de divisão da sociedade na civilização ocidental. As diferentes sociedades ocidentais e algumas não ocidentais foram apresentadas divididas em estratos e/ou camadas, ou seja, indivíduos e grupos estão dispostos de modo hierárquico na estrutura social.”(ARAÚJO, S. M. et al. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2013, p.18).Acerca dos temas modos de vida, classes sociais e estratificação, assinale o que for correto. * a) Segundo a teoria marxista, a sociedade capitalista é estratificada em duas principais classes sociais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, fábricas, equipamentos etc.) e a dos trabalhadores (aqueles que detêm apenas sua força de trabalho).

b) Pessoas de diferentes classes sociais e de diferentes posições de poder compartilham concepções opostas sobre valores diversos. Por exemplo, pessoas ricas e pobres divergem sobre valores religiosos, ainda que frequentem a mesma igreja e professem a mesma fé.

c) O acesso a bens culturais e simbólicos não influencia a percepção das pessoas sobre sua posição social e sobre as expectativas que elas constroem sobre suas vidas.

d) Pessoas que pertencem a um mesmo grupo social, seja ele um grupo religioso, familiar ou de trabalho, raramente se distinguem entre si em termos de valores defendidos.

e) Várias teorias sociológicas destacam que as divisões de classes não podem comportar, outras questões, além da questão econômicas