Menu

Todos os grupos sociais fazem regras e tentam, em certos momentos e em algumas circunstâncias, impô-las.

Todos os grupos sociais fazem regras e tentam, em certos momentos e em algumas circunstâncias, impô-las. regras sociais definem situações e tipos de comportamento a elas apropriados, especificando algumas ações como ‘certas’ e proibindo outras como ‘erradas’. quando uma regra é imposta, a pessoa que presumivelmente a infringiu pode ser vista como um tipo especial, alguém de quem não se espera viver de acordo com as regras estipuladas pelo grupo. essa pessoa é encarada como um outsider.

becker, h. outsiders. in: castro, c. textos básicos de sociologia. rio de janeiro: zahar, 2014. p. 90.

considerando esse excerto e o que foi estudado a respeito das relações entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto.

01) aqueles que transgridem as regras sociais tendem a sofrer com processos de marginalização, estigmatização e rotulação.

02) o processo de socialização é marcado pela formulação do consenso e da cooperação, sendo os conflitos elementos estranhos a ele.

03) redes sociais e aplicativos de comunicação e interação atuam, muitas vezes, como formas contemporâneas de controle social. ao infringir regras de interação dos grupos virtuais, o indivíduo pode, por exemplo, ser excluído dos grupos de bate-papo e das trocas de mensagens.

04) a transgressão de normas sociais nem sempre é um rótulo negativo. esse rótulo pode ser aplicado a indivíduos que se destacam dentro de um grupo de maneira positiva, como é o caso da concepção que se faz socialmente de gênios ou de artistas.

05) na sociedade moderna, somente os comportamentos criminosos, julgados pela burocracia jurídica, podem ser considerados desviantes. dessa maneira, legisladores e juristas constituem o único grupo legítimo capaz de estabelecer as regras sociais.

1 Resposta
0

Olá!

01) Aqueles que transgridem as regras sociais tendem a sofrer com processos de marginalização, estigmatização e rotulação.
Correto. A violação de regras instituídas socialmente tende a excluir os indivíduos.

02) O processo de socialização é marcado pela formulação do consenso e da cooperação, sendo os conflitos elementos estranhos a ele.
Falso. O processo de socialização é pautado nos conflitos.

03) Redes sociais e aplicativos de comunicação e interação atuam, muitas vezes, como formas contemporâneas de controle social. Ao infringir regras de interação dos grupos virtuais, o indivíduo pode, por exemplo, ser excluído dos grupos de bate-papo e das trocas de mensagens.
Correto. O mundo virtual, neste sentido, converte-se em um microcosmo do  mundo real, ao excluir os indivíduos que não se adequam.

04) A transgressão de normas sociais nem sempre é um rótulo negativo. Esse rótulo pode ser aplicado a indivíduos que se destacam dentro de um grupo de maneira positiva, como é o caso da concepção que se faz socialmente de gênios ou de artistas.
Correto. Muitos artistas foram, por muito tempo, considerados violadores da ordem estabelecida, embora isso não tenha sido um ponto negativo para a sociedade.

05) Na sociedade moderna, somente os comportamentos criminosos, julgados pela burocracia jurídica, podem ser considerados desviantes. Dessa maneira, legisladores e juristas constituem o único grupo legítimo capaz de estabelecer as regras sociais.
Falso. Diversas outras instituições podem estabelecer regras sociais: a escola, a Igreja, os sindicatos e etc.

Abraços!