1. Duas partículas eletrizadas, uma 27,0 µC e outra com -3,

Resposta para a questão: 1. Duas partículas eletrizadas, uma 27,0 µC e outra com -3,0 µC, estão no vá- cuo à distância de 3,0 mm uma da outra. a) A força de interação entre elas é de atra- ção ou repulsão? b) Qual a intensidade dessa força? 2. A intensidade da força elétrica entre duas partículas eletrizadas é de 6,3-10-5N. Se triplicarmos a distância existente entre as partículas, qual será a nova intensidade da força elétrica? Escreva a resposta em nota- ção científica.​

Pergunta:

1. Duas partículas eletrizadas, uma 27,0 µC e outra com -3,0 µC, estão no vá- cuo à distância de 3,0 mm uma da outra. a) A força de interação entre elas é de atra- ção ou repulsão? b) Qual a intensidade dessa força? 2. A intensidade da força elétrica entre duas partículas eletrizadas é de 6,3-10-5N. Se triplicarmos a distância existente entre as partículas, qual será a nova intensidade da força elétrica? Escreva a resposta em nota- ção científica.​

Respostas


1) a) A força de interação entre as partículas eletrizadas será de repulsão, pois uma partícula está eletrizada positivamente (27,0 µC) e a outra negativamente (-3,0 µC).

b) Para calcular a intensidade da força de interação entre as partículas, podemos usar a Lei de Coulomb, que é dada pela fórmula:

F = k * |Q1 * Q2| / r^2

Onde:

F é a intensidade da força elétrica

k é a constante eletrostática (k = 9 * 10^9 N.m²/C²)

Q1 e Q2 são as cargas das partículas

r é a distância entre as partículas

Substituindo na fórmula, temos:

F = (9 * 10^9 N.m²/C²) * |27,0 µC * (-3,0 µC)| / (3,0 mm)^2

F = (9 * 10^9 N.m²/C²) * (27,0 * 10^-6 C * 3,0 * 10^-6 C) / (3,0 * 10^-3 m)^2

F = (9 * 27 * 3 * 10^-12 N.m²/C²) / (9 * 10^-6 m²)

F = (729 * 10^-12 N.m²/C²) / (9 * 10^-6 m²)

F = 81 * 10^-18 N

Portanto, a intensidade da força de interação entre as partículas é de 81 * 10^-18 N.

2) Se triplicarmos a distância existente entre as partículas, a nova distância será de 3 vezes a distância original. Assumindo que a intensidade da força elétrica segue a Lei de Coulomb, temos que a nova intensidade da força elétrica será inversamente proporcional ao quadrado da distância.

Novo F = (Foriginal * doriginal^2) / (dnovo^2)

Novo F = (6,3 * 10^-5 N * (3 * 10^-3 m)^2) / ((3 * 3 * 10^-3 m)^2)

Novo F = (6,3 * 9 * 10^-5 N * 10^-6 m^2) / (9 * 9 * 10^-6 m^2)

Novo F = 0,7 * 10^-4 N

Portanto, a nova intensidade da força elétrica, em notação científica, será de 0,7 * 10^-4 N.

espero ter ajudado, qualquer erro me corrija ! ♡

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Por que Obito virou Tobi?

Tobi ou Obito? Apesar de alguns ainda pensarem que Tobi era apenas o disfarce adotado por Obito enquanto ele estava na Akatsuki, o nome na realidade se refere a duas pessoas distintas. De fato, o Uchiha utilizou o nome Tobi enquanto se passou por um mero integrante da equipe de ninjas renegados.

O que dá para fazer com 500 pontos no Enem 2022?

ProUni. O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em faculdades privadas. O candidato pode concorrer a vagas em milhares de cursos e instituições de ensino por meio da nota obtida no Enem.

O que significa tempo bloqueado no Riocard?

Quando o cartão fica muito tempo sem uso (varia de acordo com o tipo do cartão), por motivo de segurança é bloqueado. No caso do cartão Vale Social sem acompanhante, esta mensagem é apresentada alguns segundos após a exibição de AC NÃO PERMITIDO.

O que é primo de sexto grau?

1. Primo de sexto grau. Filho da prima-tia quinta ou do primo-tio quinto, em outras palavras, pentaneto da tia-pentavó ou do tio-pentavô.

O que acontece se misturar detergente com vinagre?

O que podemos dizer é que ele realmente pode ser um aliado no momento da faxina, mas que as pessoas têm que ter muito cuidado para misturá-lo, já que algumas substâncias, quando combinadas, causam reações alérgicas e, na pior das hipóteses, podem queimar a pele.

Quantos comprimidos tomar para tuberculose?

O esquema básico para tratamento da tuberculose faz uso combinado de até 4 fármacos (isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol) em um único comprimido, utilizado em uma única tomada diária, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).